top of page

Cegueira coletiva?

  • Foto do escritor: Tayliny da Silva
    Tayliny da Silva
  • 18 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Antes de começarmos, invista 30 minutos do seu dia para apreciar a entrevista do médico Drauzio Varella. É rápidinho.. eu juro.

Alguns não concordaram com o que Drauzio Varella se manisfesta na entrevista, mas vamos aos pontos:

1. SUS

Hoje (ainda), o Sistema Único de Saúde é o maior programa de assistencial a saúde pública do mundo. - Isso é fato! Mas, o que não damos conta é: ele é um programa de atenção básica para aqueles que não tem nenhuma outra alternativa. Aqueles que tem condições de pagar seus planos de saúde tem desconto inclusive no Imposto de Renda. Acredito que falta consciência de ocupação de espaço e também de conhecimento de como este programa funciona.

2. Sistema Prisional

Além da minha opinião de que: prender e deixar sem função é o mesmo que nada. O dr. lembra de algumas questões fundamentais para entender o ser humano. Em que aqueles que vivem numa redoma de violência tendem a responder do modo que conhecem, com violência. Elenca, ainda, 3 fatores: Infância e adolescência submetida a violências, sem limitações e sem amor e com exemplos familiares ou adultos violentos.

3. Drogas

Nesse ponto, concordo com que precisa ser descriminalizado e legalizado, mas discordo em pensar que é algo complexo. A questão é vontade e identificação dos envolvidos. Além disso, é uma questão de crise pública, olha o quanto se é gasto com os desdobramentos da violência. No privado, com a manutenção do medo com grades e câmeras e por parte do poder publico com a militarização e a manutenção do estado de violência. Pois, pense. Se há violência, há "gasto" ou investimento em equipamentos para a policia continuar ao que chamam de inibir bandido, quando na verdade, é a manutenção do sistema pois mesmo que a policia consiga desmanchar 1 quadrilha nascem outras 5 para ocupar o lugar. Necessita de uma solução enérgica, ou seja, regulação, não proibição. Sobre proibição pesquise sobre a lei seca nos EUA no inicio do século passado e no que isso provocou.


Há mais reflexões, compartilho estas, por enquanto.

 
 
 

コメント


bottom of page